É proibido reproduzir, seja totalmente ou parcialmente, qualquer um desses conteúdos sem uma autorização prévia e por escrito.
Contexto: Esse material foi elaborado como exercício prático da pós-graduação em design instrucional realizada no Instituto Federal do Espírito Santo.
Cenário: O intuito foi criar o roteiro de uma animação para a conscientização sobre a importância da acessibilidade e como ela está presente em diversas tecnologias que podem ser utilizadas na rotina de quem precisa. O público-alvo era diverso, de idades entre 19 e 55 anos, com acesso à internet, estudantes da pós-graduação mencionada, por isso já estariam familiarizados com o ambiente onde o vídeo estaria hospedado.
Objetivos de aprendizagem:
Relembrar o conceito de acessibilidade e sua importância.
Descrever os tipos de acessibilidade.
Explicar o que são tecnologias assistivas e demonstrar exemplos.
Atuação: Neste trabalho realizei os papéis de conteudista e designer instrucional.
Lições aprendidas: A atuação foi fundamental para enriquecer meu conhecimento sobre as tecnologias assistivas e empregá-las em demandas futuras. Além disso, o modelo de roteiro me inspirou na atualização do formulário padrão que já utilizava no trabalho.